Os efeitos do alcoolismo atingem não apenas a saúde do alcoólatra, mas igualmente a comunidade em que ele vive e, especialmente, sua família. São incontáveis os problemas que o álcool pode causar ao organismo. Claro quando consumido em grandes doses, pois em pequenas quantidades ele não traz nenhum prejuizo a saúde.
A) SEUS EFEITOS NA SAUDE;
Físicos: Afecções como a cirrose hepática e cânceres diversos.
Mentais: Perda da concentração e da memória.
Neurológicos: Prejuízos na coordenação motora e o caminhar cambaleante.
Psicológicos: Apatia, Tédio e Depressão.
B) SEUS EFEITOS SOCIAIS;
Crimes: O numero de homicídios detonados pelo álcool é surpreendente. Em 1996, 41% em são Paulo e 54% nos estados unidos.
Acidentes de Transito: Em 1995, 30% de todos os acidentes com vitimas ocorridos no Brasil foram motivados pelo álcool.
'' dados mais recentes divulgados por VEJA em 13/novembro/2009, informam que 30.000 pessoas morrem em acidentes de transito por ano no Brasil, metade é vitima de motoristas bêbados ou embriagados''.
C) SEUS EFEITOS NA FAMILIA;
Comprometimento dos Filhos: 80% dos filhos apreendem a beber em casa.
Desestruturação do lar: O desemprego gera as dificuldades financeiras e as discussões inevitáveis.
Separações conjugais: A mulher não agüenta as conhecidas fases da euforia; momice (Macaco), a valentia (Leão), e a indolência (Porco).
A violência domestica: 2/3 dos casos de violência infantil ocorrem quando o agressor esta alcoolizado.
A bebida não só causa danos psiquicos como tambem Familiares, Sociais, no Trabalho, álem de problemas fisicos, causando ate a morte. Entre as perdas psicologicas podemos destacar a depressão, baixa tolerancia á frustração, amnésia, mudança de humor, sintomas de falta da droga, negação, depressão cronica, ansiedade, fobias, atenção e percepção, falta ou excesso de sono, baixa auto-estima.