Definição: O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e, ou, preocupação a bebidas alcoolicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social, ou profissional da pessoa.
O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongados do álcool; é entendido como o vicio de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porem não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Levantamento realizado pelo centro brasileiro de informações sobre drogas psicotrópicas (CEBRID), em novembro de 2009. Revelou um aumento no numero de álcoolistas de 11,2%, em 2010 para 12,3%. 48,3 dos adolescentes entrevistados na faixa etaria dos 13 aos 17 anos já beberam alguma vez na vida (52,2% Homens) onde desses, 14,8% bebem regularmente, e 6,7% são dependentes. Tais dados extremamente preocupantes, e deixam medicos, psicologos e demais profissionais da área de saúde em constante discursão sobre as causas tamanha crescente de adolescentes álcoolistas.
O mesmo raciocinio é valido na situação contraria. Se o jovem é vitima de violencia domestica ocasionada por algum parente álcoolista, ele acaba riando uma rejeição natural do alcool. É obvio que tais situações não são regras, são apenas um levantamento do que ocorre na maioria dos casos. Beber todos os dias (INDEPENDENTE DA QUANTIDADE), complexo de persequição, não largar o copo em festas, são indicios que seu filho pode sofrer de algum transtorno alcoolico. É de extrema importancia que a familia demostre total apoio ao adolescente, buscando ajuda em grupos de terapia como o AA (ÁLCOOLICOS ANONIMOS), psicólogos ou outros profissionais habilitados.
O alcoolismo pode ser definido tambem como o desenvolvimento de desvios de comportamento caracteristicos, associados ao consumo prolongado de quantidades excessivas do alcool. É considerado uma doença cronica e etiologia indeterminada, com inicio insidioso, mostrando sintomas e sinais reconheciveis proporcionais a sua severidade. As estrategias mostram que o alcool é de longe, a mais perigosa das drogas, responsavel por 90% das internações em hospitais psiquiatricos, responsavel, ainda, por 45% dos acidentes com jovens entre 14 a 20 anos.