A indústria do álcool esta interresada a enfatizar que o álcool não é uma droga e só confere benefícios e prazeres. Em todo o mundo a indústria do álcool esta crescendo cada vez mais. A produção comercial e o consumo do alcool têm aumentado em muitos países em desenvolvimentos por causa do crescimento econômico, das mudanças dos estilos de vida e do desgaste dos costumes tradicionais.
A nova competição dentro da indústria teve um crescimento sem paralelo, especialmente na região Asia-Pacifico. E essa é apenas a ponta do Iceberg. Algumas organizações de marketing predizem o crescimento principalmente do conhaque, whisky, e em outros nichos de bebidas alcoólicas, enquanto os mercados brasileiros continuam a se espandir. O que a industria teme é o controle total do consumo do alcool, os advogados da saúde pública estão trabalhando com as estrategias orientadas a redução do consumo total do alcool. E o foco principal da industria é promover o consumo total, embora responsavelmente. Além do etanol, as bebidas alcoolicas são uma grande fonte de renda para essa indústria.
Em um país como o brasil, a industria da bebida não apenas promove como estimula o consumo precoce de cerveja entre crianças e adolescentes. A publicidade passa uma imagem de festa de diversão e de sexualidade associada á cerveja. Devido á natureza das substançias envolvidas, os processos na industria alcooleira apresentam possibilidade de formação de misturas gasosas inflamaveis no ambiente. Caso esteja presente uma fonte de risco que possa promover a ignição desta mistura inflamável, seja uma fonte de calor ou mesmo a centelha de um circuito eletrico.