As pessoas se viciam porque vão a busca de prazeres ''se o adolescente consegue prazer com outras atividades, ele não procura a droga, que é um prazer fugaz, passageiro, com conseqüências desastrosas''. Quem usa droga geralmente não acredita no seu próprio potencial.
Quem usa álcool ou tabaco cedo na vida tem uma chance cinco vezes maior de vir a usar drogas ilicitas na vida adulta. O risco que o individuo corre é de abrir a grande porta de entrada, que são as licitas, e depois ter muita dificuldade e de fechar as portas das ilicitas. Metade da população brasileira consome alcool. Quanto mais disponiveis estão as drogas, mais são utilizadas, a disponibilidade tem a ver com preço e aceitação social, por isso, acabam sendo muito usadas. A acessibilidade, por exemplo, é o que está mudando a relação de nossa sociedade com o crack, sob o efeito do alcool, 3% haviam usado crack ou cocaina e 1%, heroina.
Os jovens não abriram mão de vicios antigos como o alcool e as drogas, mas incorporara outros a sua vida como dependencia da tecnologia e a sua vigorexia. O mundo já conheceu 100 numeros delas, há sempre aquela que é da moda e, a ela vão se somando outras tantas. É geralmente definido como um transtorno optico e a gula de consumir cada vez mais, alguns vícios, são decorrencia de aspectos ruins herdados da fase perversa da vida em nossas essencia. Os vicios momentaneos ou extraordinarios parecem desaparecer quando suas causas imediatas deixam de se manifestar, alguns vicios são psicologicos, outros são vicios de comportamento, vicio via de regra, é um habito escravizador, dificil de se libertar mesmo quando traz consequencias nocivas.