O jovem na idade de descobrimentos tende a pender em outros caminhos. Como a bebida!
Algo que influencia muito é a propaganda comercial de bebidas alcoólicas no consumo desta droga licita, por adolescentes entre 14 aos 20 anos. Alem da falsa imagem, a droga ainda leva vantagens por ser licita e não ter o cumprimento da lei, jovens internados em estado de coma alcoólico grave, por causa do consumo excessivo.
Por influencia de amigos, ao passar ao próximo que você fica com sensações leves, animadoras...
Até mesmo, por influencia dos próprios pais, segundo aponta uma pesquisa da UNESCO realizada com estudantes de escolas públicas e particulares de 14 capitais do país, inclusive Teresina.
Os pais consideram que seria melhor que os jovens estivessem sob supervisão direta deles, e apresentam a bebida, então o álcool ganha uma certa permissibilidade. AFIRMA; Mary Garcia Castro, uma das coordenadoras do estudo.
Mais muitas vezes nem sempre é a questão das propagandas televisivas e em rádios. Mais porque os jovens entram nessa? Moda, Influencia dos Amigos, Fuga dos Problemas e até mesmo por influencia da Familia. Muitos são os motivos que podem levar um jovem a desenvolver o gosto e o habito de beber. Na maioria dos casos já citados provavelmente por desentendimentos com os pais, ou até mesmo pelas mudanças provenientes da propria fase da adolescencia, já outros jovens costumam desenvolver o vicio porque encontram dentro da propria familia pessoas alcoólatras, o jovem acredita que o modelo de homem e de pai é esse, de um homem violento, que bebe em excesso. O filho não possui outra referencia de homem e acaba se espelhando nesse tipo de comportamento inadequado e patológico. Entre as drogas licitas e ilicitas, o álcool é a bebida que mais avança entre os jovens. Hoje, a garotada bebe bastante, não é dificil encontrar adolescentes bebendo em bares, praças, em frente á faculdades, e, até mesmo, escolas. Mas, até que ponto, a bebida alcoólica influencia no comportamento dos jovens? O egocentrismo próprio da juventude, a procura de novas sensações de invulnerabilidade, levam frequentemente a adoção de comportamentos de risco. A influencia para o consumo de bebidas alcoólicas é grande nesta fase da vida, seja através de colegas ou da propria pessoa buscando se socializar.
A bebida alcoólica é tida, muitas vezes como estimulante, pois diminue as defesas conscientes dando vasão aos impulsos e desejos. Se não restringida ou ate mesmo controlada. É uma porta aberta para outros tipos de vícios que vão prejudicar o desenvolvimento integral do ser humano.